quinta-feira, 27 de maio de 2010

Flexibilidade x Criatividade



Um dos padrões de comportamento ligados à criatividade é a flexibilidade. Pessoas criativas são flexíveis. São pessoas que não repetem comportamentos mecanicamente. Ao contrário, decidem e roteirizam seus comportamentos a cada circunstância, e dispõem de variadas maneiras de executar a mesma ação…

Pessoas criativas são aquelas que se fixam nas soluções e não nos problemas. São capazes de ver, ouvir e sentir algo que está definido como objetivo. Antes mesmo que tal coisa se concretize como realidade objetiva, ela já está presente na tela mental da pessoa, como uma representação visual clara.


E, devido a essa presença sensorial, a pessoa criativa está apta a monitorar o cérebro na busca de sua realização… Mas, na estrutura de funcionamento do ser humano há, também, uma ameaça à criatividade. É o equilíbrio que nos possibilita viver e crescer, mas ao mesmo tempo motiva fortes reações a mudanças de qualquer tipo, fazendo com que predomine uma tendência à repetição. Por isso, ações inovadoras, novas maneiras de sentir, de perceber e de agir passam a ser evitadas como ameaçadoras.


Essa é a razão, absolutamente natural, da reação a mudanças; essa é a razão porque mudar pode custar tanto. Por isso, mudar, diversificar, enfim exercer a flexibilidade é condição essencial ao processo de criatividade. Toda vez que se é criativo, alguma coisa muda.


Não tenha medo das mudanças que o percorrem, sinta-se leve e concentrado para aceitar, pois isso faz parte do seu crescimento tanto pessoal quanto profissional. Seja uma pessoa aberta a novas experimentações, se hoje algo não deu certo, tente novamente amanhã, mude, porque talvez a resposta possa vir através dessa mudança. Acredite sempre e siga esses passos, pois a sua criatividade ira fluir e as pessoas ou lugares que passar vão te agradecer!


Luciana Munizz

Um comentário:

  1. Fantástico Luciana.

    Exatamente isso.

    Quanto mais alto colocar suas metas, mais perto de conquistar a metade estará e se localizará mais longe da realidade que vive hoje (e muito melhor).

    Ser Flexível é Sair da sua zona de conforto é pensar “O que posso fazer amanhã de manhã de diferente, ou melhor, para que eu alcance meu objetivo mais rapidamente”. Tenha a disciplina de prover esse tipo de pensamento todos os dias quando for dormir, seu cérebro se encarregará de lhe fornecer a resposta, mas lembre-se de perseverar, ter foco e paciência.

    Cada pessoa acaba descobrindo qual é seu melhor processo de gerar idéias como ouvir música, estar no trânsito, no chuveiro, inspirando-se em Musas e Ídolos etc. Você irá encontrar a sua.

    Existem várias técnicas para isso. (Veja também http://imaginandocriatividade.blogspot.com/2008/10/ser-criativo-sair-da-zona-de-conforto.html)

    Mas lembre-se: “Aja e não apenas decida-se”

    “Haviam cinco sapinhos em cima de um tronco de árvore. Três decidiram pular quantos restaram em cima do tronco?”
    Resposta: Os cinco sapinhos continuaram no tronco, pois três sapinhos apenas DECIDIRAM pular, mas não pularam.

    Tente ver o mundo de forma diferente e então encontrará oportunidades para ser mais criativo, por exemplo, quando você vê uma lagarta qual o seu sentimento?

    De repulsa, medo, nojo?

    Ou fica maravilhado com a natureza, por ter criado um ser tão feio e repugnante em sua forma inicial e depois transformá-lo em uma linda borboleta?

    Reflita “SEJA FLEXÍVEL”

    Não veja somente a lagarta, pense mais além, veja a Borboleta e pule do tronco.

    Grande Abraço Luciana excelente post.

    ResponderExcluir