quinta-feira, 8 de julho de 2010
Um exemplo de Liderança?
Analisando a eliminação do Brasil na copa o que você acha que faltou para ter conquistado a vaga para as quartas de finais?
Em muitas lutas na nossa vida vem sempre o desespero, que toma conta e se não possuirmos um equilíbrio emocional, tudo vai se tornando cada vez mais difícil. Falta de maturidade e controle, principalmente do líder pode afetar toda a equipe. O desespero foi o inimigo principal dos jogadores em campo. Um jogo tenso em que todos os jogadores precisavam manter a cabeça fresca e se concentrar. Nada disso aconteceu e apenas foi ignorado. Onde estava aquele líder que podia esfriar a cabeça dos nossos jogadores? Bom, ele estava no banco, na lateral se desesperando... Faltou controle do técnico? Faltou foco? Acredito que sim.
Um bom líder jamais se desespera e muito menos passa isso para a sua equipe
Um bom líder passa confiança, se controla e jamais aceita uma derrota, sem terminar um jogo.
Um bom líder luta ate o final e procura estratégias para conseguir o resultado.
Um bom líder não desiste de insistir em alguma solução.
Um bom líder valoriza a sua equipe e da oportunidade para outros tentarem.
“Nas nossas vidas profissionais, não podemos perder o foco”
O que podemos tirar de experiência nessa eliminação do Brasil da copa?
Que na busca de uma vaga ou uma conquista, não devemos nos desesperar e sim manter o controle, quando o time estiver perdendo deve-se enxergar solução e não mais problemas. Tudo o que pudermos usar para atingir os resultados, devemos analisar e arriscar, para ate mesmo dar oportunidade aquilo que ainda não foi usado ou experimentado. Se você tem alguém em sua equipe que você acredita, teste os seus talentos ajude-os arriscar, passe confiança. Dunga tinha jogadores bons no banco, porque não os colocou pra jogar? Insistir numa equipe nervosa, não foi a melhor solução.
Qual a lição que podemos tirar disso tudo, para a vida e para aqueles que dirigem uma equipe?
Tenha sempre controle e mesmo por algum motivo você se descontrolar, tente se manter em uma posição de defesa, e seja astuto para enfrentar qualquer situação. Mesmo que seja difícil tente não se abater e nem passe falta de confiança para a sua equipe. Tenha em mente que você é o espelho, qualquer reação que tiver será refletido na sua equipe, e constantemente irão agir da mesma forma. O controle emocional, a inteligência emocional são coisas que devemos trabalhar todos os dias. Saibam lidar com a pressão que lhe é feita, dentro ou fora do jogo. Resultados bons são sempre almejados e por isso devem trabalhar seu emocional para atingi-lo com inteligência e muita calma. Um cérebro nervoso não tem condições nenhuma de resolver um problema de encontrar solução, e com a adrenalina que é liberada, nós, travamos e não pensamos em soluções, só em lamentações. Isso é a principal característica que nos faz desanimar e passar uma reação NEGATIVA.
Condicionar o seu cérebro a pensar positivo é possível, basta você querer e acreditar que pode se controlar existe muitas maneiras de você conseguir isso e uma delas é se conhecer, por isso faça um analise dos sentimentos e reações, aprenda a lidar com situações tanto de derrota quanto de vitória. Se seu time estiver ganhando no inicio tente manter o resultado, não deixe seu time se abater quando surgir obstáculos. Faça das derrotas um laboratório de soluções e respostas para usá-las quando necessário e assim se recuperar. Tire proveito das situações negativas, com isso utilize com inteligência a sua experiência adquirida.
E melhor de tudo acredite sempre nas possibilidades e passe confiança sempre!
Lembre-se
Um bom líder não se descontrola e sim controla situações!
Luciana Munizz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PERFEITO!
ResponderExcluirParabéns Lú, ótimo texto!
BeijO
Sucesso!
Wallace Leonnel
Lú, parabéns pelo post. Muito Bom. O líder é o espelho que reflete as ações da equipe. Líder estressado = equipe Idem - "Você não pode mudar as pessoas. VOCÊ deve ser a mudança que deseja ver nelas" (Gandhi)
ResponderExcluirAbração